Leonardo Batista - Corretor de Imóveis- CRECI 16583
ou
Filtrar por Estado, Cidade e Região

Dólar passa a recuar ante o real após compra do Credit Suisse e á espera de arcabouço.

Share Button

 

Dólar passa a recuar ante o real após compra do Credit Suisse e à espera de arcabouço

Publicado em 20/03/2023 10:41

Logotipo Reuters

(Reuters) – O dólar à vista passou a registrar baixa ante o real na manhã desta segunda-feira, com os investidores de olho no cenário externo depois de o UBS anunciar a compra do Credit Suisse por 3 bilhões de francos (3,2 bilhões de dólares) no fim de semana.

Internamente, as atenções se voltam para a definição do novo arcabouço fiscal, apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira. A reunião da Junta Orçamentária para discutir o arcabouço, inicialmente prevista para esta segunda-feira, não foi confirmada pela Casa Civil, responsável pela data.

Às 10:36 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,32%, a 5,2546 reais na venda. Na B3, às 10:36 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,52%, a 5,2675 reais. O anúncio de compra do Credit Suisse pelo UBS no fim de semana trouxe a sensação de que, após os Estados Unidos, a Suíça também agiu rápido para evitar o espalhamento da crise bancária.

“O mercado está, neste início de semana, relativamente tranquilo com a questão do setor financeiro, primeiro pela atuação do Federal Reserve e, agora, pelo UBS juntamente com o banco central suíço, que estancaram a situação no Credit Suisse”, comentou Cleber Alessie Machado, gerente da mesa de Derivativos da Financeiros da Commcor DTVM.

Após a atuação da Suíça, o mercado brasileiro de câmbio se volta agora para as decisões de política monetária da semana, nos Estados Unidos e no Brasil, ambas na próxima quarta-feira.

Uma das principais expectativas é sobre se o Fed manterá sua taxa básica de juros ou promoverá alta de 0,25 ponto percentual em sua decisão de política monetária. Se por um lado a inflação ainda preocupa, por outro existe o temor de que um aperto monetário poderá ser negativo neste momento de crise bancária.

 

 

No Brasil, a expectativa mediana do mercado, conforme o relatório Focus divulgado pelo Banco Central, é de manutenção da taxa básica de juros Selic em 13,75% ao ano nesta semana.

“Neste curto prazo, não parece que o Copom tenha alguma intenção de reduzir a Selic agora. Mas temos também a questão do arcabouço fiscal”, lembrou Machado.

Ainda assim, a percepção é de que, ainda que o arcabouço seja divulgado pelo governo antes da reunião de quarta-feira do Copom, eventual corte da Selic ficaria mais para frente, quando o cenário fiscal estiver mais claro.

Na última sexta-feira, a moeda norte-americana spot fechou o dia cotada a 5,2715 reais na venda, em alta de 0,63%.

O Banco Central fará nesta segunda-feira leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de maio de 2023.

(Por Fabrício de Castro)

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Notícias Agrícolas e receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio

 

Compra e Venda de Fazendas no Brasil é aqui!

Nosso site é voltado para compras e vendas de fazendas no Brasil. Também possuímos imóveis urbanos e na praia. Fundada por Leonardo Batista há mais de 15 anos, somos pioneiros no ramo.
Vem para a Brasil Fazendas, oportunidade de grandes negócios!!

Conheça a Brasil Fazendas